Desvendando os mitos e verdades da gestação

 em Blog

Durante o período da gestação, muitas dúvidas são levantadas sobre o que as grávidas podem ou não fazer, e isso vai se intensificando com o decorrer dos meses. Todo marido já deve ter ouvido coisas como “Estou com desejo de comer uma fruta” ou “Não podemos fazer sexo, pois pode prejudicar o desenvolvimento do bebê”. Chegou a hora de desmistificar e sanar essas dúvidas, conhecendo as verdades e mitos sobre a gravidez.

  • O sexo na gestação pode provocar o aborto ou antecipar o trabalho de parto?
    MITO. O sexo não prejudica o desenvolvimento do bebê, pois ele está envolto em uma membrana, no útero, completamente fechada, sem nenhuma possibilidade do pênis entrar em contato com a criança. As relações sexuais são recomendadas durante a gestação devido ao aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica da mulher. Contribuem também na oxigenação do feto e, por fim, na produção de endorfinas responsáveis por trazerem sensação de bem-estar para a mulher e para o bebê. As práticas sexuais só devem ser interrompidas se o obstetra observar sangramentos genitais durante o pré-natal.
  • Carne crua ou mal passada deve ser evitada?
    VERDADE. O consumo de carne crua pode causar problemas para a saúde, como infecção intestinal e diarreia, e isso pode desencadear problemas ainda mais sérios em uma grávida, como o aborto. Para o caso de peixe cru e carne mal passada, não há nenhum problema, desde que consumidos e preparados em local de confiança.
  • Os desejos são reais ou coisas da imaginação da grávida?
    VERDADE. Os desejos realmente são reais. Existe uma explicação científica para as vontades que as mulheres sentem durante a gestação, e está relacionada com a mudança hormonal e fatores emocionais. Por isso é importante sempre fazer um acompanhamento médico para observar a saúde da gestante. Vale lembrar que alguns desejos não devem ser saciados, por se tratarem de misturas entre alimentos que não trarão benefícios e podem ocasionar partos prematuros, baixo peso do bebê ao nascer, irritabilidade do recém-nascido e exposição fetal a substâncias tóxicas, além do risco de diarreia e desidratação da gestante.
  • Grávida não pode fazer musculação?
    MITO. As mulheres podem continuar realizando suas atividades físicas na academia normalmente, porém com alguns cuidados especiais no que diz respeito a cargas e ao posicionamento dos exercícios. Além disso, é importante que a gestante conte com um personal trainer especializado para realizar a adaptação do treino.