Colesterol: Alimentos que ajudam a diminuí-lo

 em Dicas

O colesterol alto (LDL) pode ser resultado de características genéticas, além de hábitos alimentares inadequados, como uma dieta rica em gorduras e pobre em nutrientes.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2013/2014), 18,4 milhões de brasileiros com mais de 18 anos apresentam colesterol alto.

Entre os perigos da doença está à aterosclerose, doença caracterizada pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias do corpo – podendo causar infarto do miocárdio, quando atinge as artérias do coração, e derrame, quando o acúmulo atinge os vasos cerebrais. A obstrução nas artérias das pernas e o aneurisma na veia aorta também são provocados pelo colesterol alto.

Realizar exames preventivos, praticar atividade física regularmente e manter uma alimentação saudável são atitudes simples que ajudam a controlar os níveis de colesterol. Confira alguns dos alimentos aliados:

Dê preferência aos cereais de grão integral, além de soja e a proteína da soja.

Frutas frescas são essenciais, mas frutas secas e compota devem ser evitadas. Frutas vermelhas, como morango, framboesa, amora, mirtilo, goji, cereja e açaí, ajudam a controlar as taxas e atuam na prevenção da hipertensão arterial.

Prefira peixes magros, como atum, sardinha e salmão – que são ricos em ômega 3, gordura que diminui a passagem do colesterol ruim pela parede das artérias. Evite frango com pele e consuma moderadamente carne bovina e de porco.

Entre os laticínios, dê preferência ao leite e iogurte desnatados.

Em relação ao preparo dos alimentos, invista em grelhados e cozidos no vapor para evitar as frituras.