Alimentos que melhoram a saúde dos pulmões

 em Dicas

Um dos órgãos mais importantes em nosso corpo são os pulmões. Apesar da importância desses órgãos, nós os colocamos em perigo todos os dias, através do fumo, poluição, má alimentação, problemas de saúde não resolvidos e muitas outras causas.

Dezenas de pessoas sofrem de algum tipo de doença pulmonar como asma, bronquite, câncer de pulmão, fibrose cística, alergias e outras aflições que podem nos colocar em risco. Essas doenças matam milhões de pessoas todos os anos.

Mas cuidar deles é simples: a dieta pode ser uma das maneiras mais rápidas e eficazes para nos proteger de doenças pulmonares.

Estes são os principais alimentos para isso:

Feijão: Há muitos nutrientes em grãos que fazem uma parte importante da nossa dieta, mas o conteúdo de Ácido Fólico é particularmente importante.

Salmão: O ômega-3 está cientificamente ligado à atividade anti-inflamatória em todo o corpo. A asma pode ser uma doença pulmonar muito debilitante e perigosa, mas as qualidades anti-inflamatórias e antioxidantes encontrados em alta oferta no salmão podem ajudar a reduzir os sintomas e proteger contra ataques cardíacos.

Mirtilos: Fonte rica de antioxidantes, polifenóis, antocianinas, Vitamina E e outros compostos orgânicos poderosos.

Gengibre: Este é um dos alimentos mais conhecidos e amplamente confiáveis por sua capacidade de desintoxicar o corpo e limpar as vias aéreas.

Couve: Além de ser rica em fibra, a couve contém fitonutrientes especiais que ajudam a defender nosso organismo contra o desenvolvimento de células cancerígenas.

Alho: Existem muitos benefícios para saúde, mas um dos mais importantes refere-se à produção dos flavonoides, que aumentam a eficiência do corpo e ajudam os pulmões a livrarem-se de toxinas e substâncias cancerígenas.

Cenouras:  Uma das melhores fontes de carotenoides. Para obter todos os benefícios é recomendável comer a cenoura crua ao invés de cozinhá-la.

Goiaba: Frutas e legumes que são ricos em vitamina C, aumentam a atividade antioxidante que previne o câncer e também têm propriedades antivirais que mantêm os pulmões saudáveis, principalmente contra a pneumonia.

Abóbora: As fontes concentradas de potássio, magnésio, vitamina C e vários carotenoides, fazem da abóbora um alimento ideal para proteger os pulmões.

Linhaça: Atua na regeneração e na reparação dos tecidos do pulmão, além de oferecer mais força para evitar danos futuros.

Maçãs: Ricas em antioxidantes e fibras. Comer uma maçã por dia pode manter seu pulmão forte e saudável.

Cúrcuma: O potencial antioxidante é bem conhecido, mas a capacidade anti-inflamatória desta especiaria é a curcumina que ajuda com a asma e outras doenças pulmonares comuns.

Água: A hidratação é fundamental para a saúde em geral. A eliminação de toxinas e a eficiência da função pulmonar são baseadas na existência de água suficiente em células e tecidos do pulmão.