4 dicas para melhorar a memória e mantê-la sempre saudável com o passar do tempo

 em Dicas

Para ter a memória em dia e saudável, mesmo com o passar do tempo, é preciso estimular a mente e manter o raciocínio sempre ativo. Confira 4 dicas simples que ajudam nesse processo:

1. Treinar o cérebro: para memorizar algo é necessário prestar bastante atenção. Aproveitar momentos livres, como o trânsito, para “repassar” os dados também ajuda.
2. Desafiar o raciocínio: leitura, quebra-cabeça, palavras cruzadas e mesmo discussões sobre política e atualidades exercitam a capacidade de guardar dados. Deixar de exercer atividades intelectuais prejudica a memória e a concentração.
3. Praticar uma vida saudável: quem faz atividade física tem 35% menos risco de declínio cognitivo do que os sedentários, aponta estudo publicado no Journal of Internal Medicine. Manter uma boa alimentação também ajuda. Nozes, azeite e tomate são alimentos ricos em ômega 3, gordura monoinsaturada e licopeno, respectivamente, que retardam a oxidação das células como um todo, inclusive os neurônios.
4. Manter o alto astral: a depressão causa um rebaixamento da capacidade neuronal, prejudicando as atividades cerebrais.