Vacina contra gripe: entenda a importância da imunização

A gripe é uma doença quase que rotineira da população. Porém, isso não quer dizer que não devemos estar sempre atentos a ela. Vacinar-se, portanto, é extremamente importante. Neste conteúdo que preparamos para você, serão apresentados os tipos de vírus que a vacina combate, quem deve se vacinar e muito mais. Boa leitura!

Neste conteúdo, você verá:

• A gripe atualmente;
• Formas de prevenção;
• Quem precisa tomar a vacina;
• Quem não deve se vacinar;
• Reações da vacina contra a gripe;
• Quantas doses da vacina devemos tomar;
• Contra quais vírus a vacina protege.

Cenário da gripe atualmente

A gripe tornou-se algo corriqueiro na vida de qualquer cidadão. Febres altas, dores de cabeça, dores no corpo, calafrios são alguns dos sintomas já conhecidos da enfermidade. A doença registra milhões de casos por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde, pela fácil adaptação do vírus.

Por ser uma doença de fácil contágio e relativamente comum, muitos não dão a devida atenção e consideram como um problema de saúde bem simples. Porém, casos mais graves podem gerar complicações que colocam a vida do paciente em risco. É importante, portanto, prevenir.

Prevenção contra a gripe

Existem diversos cuidados para prevenir a contaminação com o vírus da gripe. A vacinação é uma forma extremamente recomendada e eficaz. O vírus Influenza também se relaciona com uma série de complicações, como pneumonia e doenças cardíacas.

Portanto, ao tomar a vacina, você também previne problemas de saúde ainda mais graves. É importante, também para auxiliar na prevenção contra a gripe, evitar contato com pessoas gripadas, nunca compartilhar objetos de uso pessoal e higienizar muito bem as mãos com muita frequência.

Quem precisa tomar a vacina?

Não existem muitas contraindicações para a vacina da gripe. Pessoas que não têm nenhum tipo de alergia aos componentes do imunizante podem se vacinar. Pacientes que fizeram transplante, com pressão alta, com diabetes e outras condições, também podem vacinar-se normalmente contra a doença. Também não existem restrições para as pessoas que passaram por cirurgias ou tomaram outra vacina.

Quem não pode tomar a vacina da gripe?

Como apontado acima, quase não existem restrições para a vacina contra a gripe. A única condição especial que deve ser levada em consideração são as pessoas que possuem alergia específica ao imunizante. Um ponto extremamente importante, em relação a essa vacina é que ela não é mais contraindicada para quem tem alergia a ovo.

Os que possuem alergia grave a ovo podem vacinar-se desde que estejam em um centro com a disponibilidade de atendimento em caso de reações.

A vacina da gripe causa alguma reação?

Pelo fato de ser uma vacina com o vírus morto, ela não causa reação alguma. O que existe são algumas consequências de processos causados pelo próprio sistema imunológico. O mais comum é a dor na região de aplicação da vacina. Há casos nos quais há a possibilidade de surgir um pouco de febre e um mal-estar geral, também ocasionado pelo sistema imune do indivíduo.

Em situações raras, podem surgir reações alérgicas como vermelhidão na pele, lábios inchados e língua mais grossa. Porém, é importante ressaltar que qualquer medicamento pode ocasionar em reação alérgica. É possível que uma pessoa tome determinado remédio “a vida inteira” e, um dia tenha alguma reação alérgica ocasionada por aquele remédio.

Quantas doses são recomendáveis tomar?

O vírus do influenza sofre pequenas mutações na superfície, com o passar do tempo. Justamente por isso, é recomendável que a vacinação seja renovada anualmente. Afinal, a composição da imunização também muda conforme novos vírus vão surgindo.

A vacina contra a gripe protege contra quais vírus?

A administração da vacina é disponibilizada em duas versões. Veja abaixo cada uma delas:

Vacina trivalente – protege contra três tipos de vírus: H1N1, H3N2 e um tipo do influenza B (Brisbane);

Vacina tetravalente – protege contra quatro tipos de vírus: H1N1, H3N2, e os dois tipos de influenza B (Brisbane e Victoria).