Como se preparar para ter uma boa gestação e um bebê mais saudável

 em Dicas

Quem quer engravidar precisa prestar muito mais atenção à saúde. O ideal é planejar com antecedência de pelo menos um ano, para que as mudanças na sua alimentação e no seu estilo de vida possam surtir efeito e preparar seu corpo para receber o bebê.

Esta preparação é ainda mais importante se você tiver algum problema de saúde, como epilepsia, asma ou diabetes, pois é provável que precise modificar seu tratamento antes da gravidez. O ideal é que você consulte seu médico e diga que pretende engravidar em breve, para que ele possa auxiliar da forma correta neste momento de planejamento e expectativa.

No caso de não ter problemas de saúde prévios, ainda assim é importante marcar uma consulta com o ginecologista três meses antes de começar a tentar. Antigamente, os casais faziam um check-up quando se casavam, era o chamado: exame pré-nupcial. Os tempos mudaram e o procedimento foi esquecido, por isso, a nossa orientação é que você e seu parceiro procurem um médico e realizem os exames, assim, ambos terão tempo para se preparar e tomar eventuais precauções para garantir o melhor ambiente para o bebê.

Exames geralmente solicitados:

Se você não realizou o papanicolau recentemente, pode ser que o médico o solicite. Caso esteja com o exame em dia, ele só será realizado novamente seis meses após o parto.
Exame de urina e de sangue são comuns para detectar alguma possível infecção urinária, anemia ou algum outro indicador alterado.

Suplemento de ácido fólico:

Defeitos na formação do tubo neural do bebê são evitados em grande parte com a suplementação de ácido fólico. A orientação é que, antes de engravidar, você comece a tomar pelo menos 400 mg de ácido fólico por dia, e mantenha a suplementação até pelo menos a décima segunda semana de gravidez. O comprimido deve ser tomado uma vez ao dia. Lembre-se que ele não serve para ajudar a engravidar, e sim para evitar problemas durante a gestação e para o bebê. É importante começar a tomar o suplemento nesta época porque a formação do tubo neural acontece antes do início da gestação. Há profissionais que defendem até que toda mulher em idade fértil, mesmo que não pense em engravidar, tome o suplemento. Em alguns casos, os médicos podem recomendar uma dose maior de ácido fólico.