fbpx

Check-up infantil, quando fazer?

2 minutos para ler

Não somos só nós, adultos, que precisamos ficar de olho em nossa saúde e realizar check-ups. Os pequeninos também precisam deste cuidado. Nos primeiros seis meses de vida, a ida ao pediatra é mensal, mas logo essa visita fica mais espaçada. Dos 6 aos 12 meses, ela passa a ser bimestral; entre 1 e 2 anos, trimestral; dos 2 aos 5, semestral; e a partir daí a cada ano.

Logo ao nascerem, as crianças já passam pelo teste do pezinho. Com ele, é possível rastrear algumas doenças. Nessa lista inicial, também estão o teste da orelhinha, para identificar deficiências auditivas, e o teste do olhinho, para descartar tumores ou catarata. Mais tarde, assim que surgirem os primeiros dentes do seu filho, é hora de levá-lo ao odontopediatra, para iniciar a escovação correta o quanto antes. O retorno ao oftalmologista também deve ser feito. As consultas devem ser feitas mesmo na ausência de queixas da criança. Por volta dos 2 anos é fundamental medir a pressão arterial.

Os exames mais completos são pedidos pelo pediatra a partir dos 5 anos. Geralmente, o exame de urina, que investiga infecções, perda de proteína, presença de açúcar e alteração assintomática, que tenha relação com problema renal, e o hemograma, para rastrear indícios de anemia, níveis de plaquetas, células de defesa, colesterol e triglicérides. Também é importante realizar o exame de fezes, para detectar possíveis parasitas, mais conhecidos como vermes, o que é muito comum em crianças desta idade.

Outro exame que é solicitado em casos especiais é o de glicemia de jejum, para checar a possibilidade de diabetes. Também são pedidos exames para detectar problemas na tireoide, ureia e creatinina.

As crianças alérgicas devem fazer testes específicos para investigar o que provoca reação em seu organismo.

Além de todos esses cuidados, para evitar uma série de doenças graves, é fundamental que a carteira de vacinação do seu filho esteja em dia. Isso o pediatra também vai checar nas consultas de rotina, que é quando você deve tirar todas as suas dúvidas sobre qualquer suspeita de algum problema que seu filho possa ter.

Posts relacionados

Deixe um comentário