Cromossomo 21, o toque mais especial

 em Blog

Receber a notícia de que seu filho tem síndrome de down, não é algo que as pessoas esperam, e na maioria das vezes, somos pegos de surpresa, mas, com o amor e carinho adequado, pode se tornar a melhor surpresa de sua vida.

O nascimento de uma criança Down mexe com toda a família, e necessita de um trabalho abrangente de estimulação para que o bebê desenvolva todo o seu potencial supere os primeiros obstáculos provocadas pela hipotonia muscular ou qualquer outra dificuldade apresentada, afinal, cada caso é um caso.

Hoje em dia, existem diversas instituições que oferecem apoio para o desenvolvimento e a integração social das crianças e suas famílias. Porém, mesmo com todos os cuidados dentro de casa e em associações de apoio ao desenvolvimento, o cuidado deve ser redobrado, pois a criança pode apresentar diversas complicações de saúde decorrentes da trissomia 21, principalmente doenças do coração que são comuns e também disfunções da tireoide, problemas auditivos e oculares, anormalidades intestinais, distúrbios ortopédicos e alterações sanguíneas, entre outras.

É necessário adaptar-se ao modo de vida desta criança, e estimula-lo sempre, pois todo o seu desenvolvimento requer uma atenção mais especial que a normal. Mas, o principal é, dar muito amor e carinho, pois os portadores da síndrome, geralmente, tem os seus sentimentos muito aguçados e demonstram isso o tempo todo com beijos e abraços.

E além disso tudo, é muito importante lembrar que estas crianças são como todas as outras e precisam conviver com elas, pois a única diferença é o tamanho de seus corações, imensuráveis.

Feliz Dia Internacional da Síndrome de Down para os portadores que mesmo com todas as dificuldades impostas principalmente pela sociedade, estão sempre sorridentes e alegres. E parabéns para cada um de vocês que foram escolhidos para ter este presente em sua vida.