Cuidados para prevenir a Dengue no verão

 em Exames, Unidades

Transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, a dengue é uma infecção que provoca diversos problemas à saúde. No verão, o índice de casos aumenta, devido às chuvas intensas que facilitam a proliferação do mosquito.
Para prevenir é preciso conscientização e atitude. No dia a dia, cuidados simples, como retirar qualquer recipiente que possa acumular água e tampar caixas d’água, ajudam no combate a dengue, uma vez que o mosquito transmissor da doença utiliza a água para depositar seus ovos e reproduzir. Denunciar possíveis focos de dengue à vigilância sanitária também é uma ação de prevenção e dever de toda sociedade.

Em síntese, a dengue se apresenta de três formas: infecção inaparente (não apresenta sintomas), dengue clássica ou hemorrágica.
Se não diagnosticada e tratada apropriadamente, pode levar à morte. Os sintomas podem apresentar de febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas a manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes, em caso de dengue hemorrágica.a7fe93da2ab507c6f62d6d8e3f1bf25ceb17216baf161a7c6dpimgpsh_fullsize_distr
Em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar imediatamente um médico. Repouso, ingerir líquido e não recorrer à automedicação são recomendações básicas durante o período de confirmação do diagnóstico.
É importante ressaltar que, algumas pessoas não apresentam sintomas, por isso é importante realizar um exame de qualidade. O Laboratório Pasteur realiza exame de “Sorologia para Dengue”, que detecta em tempo recorde a doença e ajuda o paciente a ser tratado de forma mais rápida e adequada.Clique aqui e confira como funciona esse procedimento.