fbpx

Dia Internacional da Luta Contra AIDS

2 minutos para ler

Você sabe o que é AIDS? A sigla vem da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. A doença ataca o sistema imunológico, devido à destruição dos glóbulos brancos, o que dá o poder a ela de transformar uma simples gripe em algo fatal. O vírus HIV é o responsável por desencadear a AIDS. Ele pode ser transmitido sexualmente (principal causa de contágio), pelo sangue, através de transfusões, ou até mesmo pelo leite materno. Entre os sintomas estão a candidíase oral, sensação constante de cansaço, aparecimento de gânglios nas axilas, virilhas e pescoço, diarreia, febre, fraqueza orgânica, transpirações noturnas e perda de peso superior a 10%. Caso você tenha algum desses sintomas, o ideal é realizar o exame para detectar a possível doença e iniciar imediatamente o tratamento.

A AIDS não tem cura, mas os portadores da doença devem realizar o tratamento com antirretroviral. Os objetivos do tratamento são prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente, através da redução da carga viral e reconstituição do sistema imunológico.

Previna-se. Use camisinha! No trabalho, use luvas, seringas e agulhas descartáveis, e faça teste prévio no sangue a ser transfundido.

Posts relacionados

Deixe um comentário