fbpx

Conheça os principais sintomas da diabetes infantil

2 minutos para ler

Existem muitos casos em que as crianças desenvolvem diabetes e os pais não identificam. Selecionamos alguns sintomas que podem ajudar no diagnóstico precoce da doença:

Diabetes tipo 1

Muita sede;
Fome excessiva;
Emagrecimento;
Constante vontade de urinar;
Fraqueza, cansaço e tonturas;
Câimbras e formigamentos.

Diabetes tipo 2

Muitas vezes não apresenta sintomas, mas quando ocorre, inclui visão nublada. A maioria dos casos de diabetes tipo 2 é descoberta em consultas de rotina.

A diabetes normalmente é diagnosticada mediante uma análise que mede os níveis de glicose no sangue. A análise se realiza estando em jejum na noite anterior. Para a diabetes tipo 2, faz-se uma prova de tolerância oral à glicose. Realizam-se análises de sangue e de urina antes e depois de beber uma solução com glicose.

O tratamento é diferente segundo o tipo da diabetes. Para o tipo 1, o tratamento normalmente é à base de aplicações de injeções de insulina diárias. O conteúdo depende muito da necessidade do paciente. Ao mesmo tempo faz-se o controle do nível de glicose no sangue.

Para o tipo 2, em regra geral, não é necessária a administração de medicamentos. Pode-se controlar a doença vigiando o índice de glicose no sangue, obedecendo a uma dieta adequada, e praticando exercícios físicos todos os dias.

Para que um tratamento seja efetivo, é necessário um trabalho educativo realizado entre pais, familiares, médicos, professores, e todos que tenham um contato mais direto com as crianças.

Posts relacionados

Deixe um comentário