fbpx

Dicas para estimular o desenvolvimento físico e intelectual do bebê

2 minutos para ler

Durante os primeiros meses de vida, o bebê passa por transformações físicas e intelectuais, que contribuem para o seu desenvolvimento, considerando que cada um possui o próprio ritmo.

É normal ocorrer um crescimento rápido, por exemplo. O peso corporal tende a triplicar por volta dos 12 meses e a altura pode chegar a 81cm. Quando o bebê começa a ficar em pé, é comum a postura oscilar e a barriga parecer saliente. Isso será corrigido a partir do momento em que ele adquirir maior senso de equilíbrio, o que ocorre entre os 12 e 24 meses.

O pé também apresenta modificações. Entre o segundo e o terceiro ano de vida, a gordura presente no local some e a curvatura aparece, deixando para trás o aspecto de pé chato.

Já o intelecto requer maior estímulo para se desenvolver de forma saudável e contínua, como conversar com o bebê durante as trocas de fraldas, no banho, na hora de comer, ao passear e mesmo no carro.

Incentivar a brincadeira com jogos educativos e adequados para a idade, que ajudam a coordenação, atividade motora e o senso de competência; falar com ele em outro idioma, caso saiba; contar ou ler uma história todos os dias; e evitar ao máximo situações estressantes ou traumáticas (físicas ou psicológicas) também são dicas que ajudam a auxiliar esse processo.

Posts relacionados

Deixe um comentário