Dicas para refletir antes de planejar uma gravidez

 em Dicas

Toda gestação representa um momento especial para os pais e a família. Planejar corretamente esse passo importante ajuda a tornar todo o período muito mais fácil. Realizar um check-up clínico completo para evitar possíveis complicações é uma das principais vantagens da gravidez planejada.

Segundo especialistas, dois ou três meses é tempo razoável para a mulher começar a planejar sua gravidez. Decisão que deve incluir uma análise sobre a idade reprodutiva, estabilidade da relação e equilíbrio profissional e financeiro. Confira algumas dicas para considerar antes de decidir ter um bebê:

Curtir a vida: antes de tomar a decisão de engravidar, o casal deve aproveitar a vida despreocupada sem filhos, como viajar, namorar e praticar um hobby.

Perguntar a si mesma: uma gravidez requer responsabilidade e compromisso. Pensar em como pretende conciliar o trabalho com a nova etapa ajuda no planejamento.

Pensar nas condições financeiras e no espaço físico: uma criança precisa ser planejada em todos os sentidos, inclusive no financeiro. É importante que o casal faça uma estimativa de gastos e verifique se o orçamento familiar pode passar por essa significativa alteração. Considerar se há lugar na casa para um bebê e se a região é adequada para criar um filho também é fundamental.

Cuidar de si mesma: organizar os sentimentos e a saúde mental é fundamental, pois as mudanças hormonais podem provocar depressão na gravidez ou pós-parto. É importante também cuidar da sua saúde física, como adotar hábitos mais saudáveis.

Conversar com o parceiro: o casal precisa ter a certeza de que está preparado para ter um filho e em sintonia. Como está o relacionamento? O futuro pai concorda com o desejo de ter um bebê?

Pensar sobre o obstetra que acompanhará a gestação: o obstetra tem que ser alguém com experiência e de conhecimento atualizado, com quem a gestante tenha um bom relacionamento e confiança.