fbpx

Endometriose: definição, sintomas e tratamento

2 minutos para ler

Endometriose é uma doença caracterizada pela presença do tecido que reveste o interior do útero (endométrio) fora da cavidade uterina, ou seja, em regiões como trompas, ovários, intestinos e bexiga.

Para que a mulher possa fecundar um óvulo, o endométrio aumenta com a finalidade de acolher o embrião. Quando não há gravidez, no final do ciclo ele descama e é expelido na menstruação. Durante esse processo, o sangue pode fluir em sentido contrário e provocar a lesão endometriótica.

É importante destacar que a endometriose pode ocorrer a partir da primeira menstruação. Sua causa ainda é desconhecida, mas estudos apontam que a doença também pode ser um problema genético.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns da endometriose são: cólicas menstruais intensas, desconforto durante relações sexuais, dor na região pélvica, sangramento intenso ou irregular, alteração intestinal ou urinária durante a menstruação, dificuldade para engravidar e infertilidade.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O diagnóstico é feito, geralmente, por meio de exame físico, ultrassom endovaginal, exame ginecológico, dosagem de marcadores ou exame de toque para identificar endometriose profunda, além de outros tipos de análises não invasivas que facilitam o processo. Por ser uma doença crônica, o tratamento da endometriose requer acompanhamento médico contínuo.

Posts relacionados

Deixe um comentário