fbpx

ENFRENTANDO A MENOPAUSA

2 minutos para ler

Menopausa representa um período fisiológico, que ocorre entre os 45 e 60 anos de idade, e indica mudanças no corpo da mulher iniciadas a partir do climatério. Durante essa fase, os ovários declinam na produção dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona, resultando no fim da capacidade reprodutiva.

Nem sempre a menopausa acontece como uma interrupção brusca da menstruação. Em alguns casos ocorrem irregularidades menstruais ou menstruações menos abundantes, além de sintomas como insônia, desejo sexual diminuído, fogachos (ondas de calor), irritação, dor na relação sexual e até mesmo depressão.

Com o tempo, a diminuição do hormônio estrogênio modifica o contorno do corpo e a textura da pele, pode causar danos na memória, favorecendo a Doença de Alzheimer, e altera a fixação do cálcio nos ossos, aumentando o risco da osteoporose.

Manter uma dieta equilibrada e praticar atividade física com regularidade ajuda na manutenção do bem-estar feminino durante esse período. O tratamento de reposição hormonal também pode ser realizado, conforme recomendação e acompanhamento médico.

É importante ressaltar que, a menopausa não representa uma doença e sim uma indicação de que a mulher completou um ciclo e está entrando em uma nova fase.

Posts relacionados

Deixe um comentário