fbpx

Exame de PSA. Por que eu devo fazer?

2 minutos para ler

Antígeno Prostático Específico é o nome correspondente à sigla PSA, uma substância produzida pelas células da glândula prostática. O exame de PSA é feito através de uma coleta de sangue, e serve para diagnosticar alterações na próstata.

Geralmente, os indivíduos saudáveis têm valores de PSA total inferiores a 4 ng/ml, porém este valor pode aumentar com a idade, com alguns hábitos, ou com a origem e etnia do indivíduo, mas isso não significa que você tem câncer de próstata, pois, em alguns casos, mesmo com o câncer na próstata, o valor de PSA pode permanecer normal e, por isso, a suspeita de câncer deve ser sempre confirmada com outros exames de diagnóstico, como toque retal, ressonância magnética e biópsia.

Na maioria dos casos, quanto mais elevado for o valor de PSA total, maior é a suspeita de câncer de próstata. Quando o valor é superior a 10 ng/ml, as chances de desenvolver câncer de próstata são de 50%. Em jovens, o valor limite é de 2,5g/ml.

Pacientes com PSA total entre 2,0 e 10 ng/ml devem realizar o exame de PSA livre. Quando a relação entre o PSA livre e o total é superior a 25%, o paciente normalmente desenvolve doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urinária, e é tratado com antibióticos. Porém, quando a relação entre estes dois valores é inferior a 10%, é provável ter câncer de próstata. Quanto mais baixo for o valor, maior a chance, e aí é necessário fazer cirurgia, e, em alguns casos, radioterapia e quimioterapia.

O aumento do PSA pode ser causado por:

  • Inflamação da próstata, conhecida por prostatite aguda ou crônica;
  • Infecção urinária ou genital;
  • Retenção urinária aguda;
  • Hipertrofia benigna da próstata, conhecida por HBP;
  • Realização de procedimentos médicos, como cistoscopia, toque retal, biópsia, cirurgia da próstata ou ressecção transuretral da próstata;
  • Câncer de próstata.

Além destas causas mais comuns, existem outros fatores de risco, como a idade, andar de bicicleta e alguns medicamentos. Por isso, é importante lembrar que todos os homens devem realizar consultas e exames pelo menos uma vez ao ano a partir dos 45 anos.

Posts relacionados

Deixe um comentário