Exame de Sexagem Fetal: Descobrindo o sexo do bebê no início da gestação

 em Exames

Uma gestação envolve muitas surpresas e, sem dúvida, descobrir o sexo do bebê está entre as notícias mais esperadas, afinal dependem dela inúmeras decisões como a escolha do nome, do enxoval e a decoração do quarto. E para não ficar na ansiedade, é possível identificar com segurança o sexo do feto a partir da oitava semana de gestação.

Conhecido como sexagem fetal, o exame é um procedimento simples que pesquisa na amostra do sangue materno a presença do cromossomo Y fetal (presente apenas no sexo masculino), utilizando a técnica de biologia molecular denominada PCR (Polymerase Chain Reaction).

Segundo estudos científicos, a determinação do sexo do feto por biologia molecular a partir da oitava semana, tem 98,2% de acerto, sendo também possível em gestações gemelares.

É importante ressaltar que, por não ser um procedimento invasivo, não oferece risco para o feto. A coleta é realizada de forma convencional em um laboratório, e é coletado apenas um tubo de sangue. Resumindo: um jeito simples e eficiente de conhecer o sexo do bebê no início da gravidez.