Holter: conheça os procedimentos do exame

A arritmia cardíaca, basicamente, é uma sensação de que os batimentos cardíacos estão mais acelerados do que o que é considerado o normal. É possível que uma pessoa sinta apenas um desconforto com os batimentos cardíacos ou ter a impressão da falta ou interrupção dos batimentos.

Essa situação envolve um conjunto de problemas na atividade elétrica do coração. Dessa maneira, ocasiona uma frequência cardíaca considerada anormal.

O exame holter

O holter é um tipo de eletrocardiograma realizado com a finalidade de avaliar o ritmo do coração do paciente em um período determinado: 24h, 48h ou 72h. Em geral, é solicitado pelo médico quando o paciente passa a apresentar sintomas frequentes de tonturas, palpitações ou falta de ar, que podem indicar alterações cardíacas.

Qual a finalidade do exame holter de 24 horas?

O exame holter de 24 horas, tem como objetivo apontar e avaliar as alterações no ritmo e na frequência cardíaca ao longo de 24 horas. Ele é extremamente útil para realizar o diagnóstico de problemas cardíacos do paciente, como por exemplo as arritmias e isquemia cardíaca. Pode ser solicitado pelo médico caso encontre alterações em eletrocardiogramas.

Qual é o procedimento do exame?

O paciente que for realizar o holter 24 horas deverá passar todo o período do exame com o aparelho em seu corpo. São colocados quatro eletrodos no tórax do indivíduo, que são ligados ao equipamento que ficará preso na cintura do paciente, e será responsável por gravar todas as informações transmitidas por esses eletrodos.

Com o aparelho fixado em seu corpo, o paciente deverá realizar as atividades diárias normalmente, exceto tomar banho. É necessário, também, que ele vá anotando em um diário qualquer alteração que sinta durante o dia, como: palpitações, dor no peito, tontura ou qualquer outro sintoma.

Após o período de 24 horas, o aparelho é retirado do paciente e o cardiologista deve realizar a análise dos dados que ficaram registrados no equipamento.

A preparação para o holter 24 horas:

  • É recomendado que o paciente tome banho antes do exame, afinal o aparelho fica fixado ao corpo do paciente durante todo o dia e não é possível que o indivíduo tome banho no período do exame;
  • Evitar alimentos e bebidas considerados “estimulantes” como: café, refrigerante, bebida alcoólica, chá verde e chá mate;
  • O paciente não poderá aplicar cremes ou pomadas na região do peito para que a aderência dos eletrodos esteja garantida;
  • Caso o homem tenha muitos pelos na região do peito, é necessário que eles sejam depilados com lâmina;
  • Os medicamentos devem ser tomados de forma habitual.

Um fator importante e que o paciente deve prestar muita atenção é que, durante a utilização do equipamento, não deve-se dormir sobre travesseiros ou colchões magnéticos, pois pode causar interferência nos resultados. É muito importante, também, presar muito pelo cuidado com o aparelho, evitando, inclusive, ficar mexendo nos fios ou eletrodos.