Fatores de risco para o câncer de mama

 em Dicas

Idade e histórico familiar são apenas algumas condições que podem levar ao câncer de mama. Confira outros principais fatores que podem desencadear a doença:

Menstruação precoce: no início desse período o corpo da mulher passa a produzir quantidades maiores do hormônio estrógeno, que em quantidades alteradas facilita a proliferação desordenada de células mamárias, resultando em tumor.

Menopausa tardia: enquanto a menstruação não cessa, os ovários continuam a produzir o estrógeno, deixando as glândulas mamárias mais expostas ao crescimento celular desordenado.

Reposição hormonal: muitas mulheres procuram a reposição hormonal para diminuir os sintomas da menopausa, mas essa reposição – principalmente de esteroides, como estrógeno e progesterona – pode aumentar as chances de câncer de mama. Como alternativa à reposição hormonal, é indicada a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada.

Colesterol alto: o colesterol é a gordura que serve de matéria prima para a fabricação do estrógeno. Dessa forma, mulheres com altos níveis de colesterol tendem a produzir esse hormônio em maior quantidade, aumentando o risco de câncer de mama.

Obesidade: excesso de peso é um fator de risco para o câncer de mama, principalmente, após a menopausa, pois a partir dessa idade o tecido gorduroso passa a atuar como uma nova fábrica de hormônios. Sob a ação de enzimas, a gordura armazenada nas mamas, por exemplo, é convertida em estrógeno.

Ausência de gravidez: mulheres que nunca tiveram filhos têm mais chances de ter câncer de mama devido à ausência de amamentação. Quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios, como o estrógeno, em sua corrente sanguínea.

Lesões de risco: já ter apresentado algum tipo de alteração na mama não relacionada ao câncer de mama também pode aumentar as chances do surgimento de tumores. Dessa forma, pequenos cistos ou calcificações encontrados na mama, ainda que benignos, devem ser acompanhados com atenção.

Tumor de mama anterior: pacientes que já tiveram câncer de mama têm mais chances de apresentar outro tumor. Nesse caso, o câncer de mama é chamado de câncer recidivo.