fbpx

Imunoglobulina A: veja a função dela no organismo e o tratamento para deficiência de IgA.

6 minutos para ler

Imunoglobulina A (IgA) consiste em um anticorpo, ou seja, uma glicoproteína que tem como principal função garantir a defesa do nosso organismo. Ela tem participação importante na imunidade de mucosas que envolvem alguns órgãos como: estômago, intestino e boca. A finalidade da Imunoglobulina A é fazer a proteção da superfície das mucosas contra bactérias, vírus e qualquer outro tipo de microrganismo invasor, impedindo que eles se fixem e se proliferem. Ela está presente no sangue do indivíduo e também em líquidos orgânicos como a saliva, lágrimas, colostro, leite materno, entre outros. Também está presente nas secreções respiratórias, intestinais, genitais e urinárias. Existe a possibilidade de a Imunoglobulina A estar em níveis altos ou baixos no indivíduo. Veja abaixo o que pode significar cada taxa de IgA no organismo: Preparamos uma condição especial para você.

Deixe seus dados abaixo e receba, no seu e-mail,
um voucher com condições especiais para vacinar-se no Pasteur =)

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Nível alto de Imunoglobulina A (IgA) Caso a taxa de IgA esteja alta, pode ser que o indivíduo apresente sinais de algumas doenças que estará afetando as mucosas, como:

  • Cirrose hepática;
  • Câncer;
  • Doenças inflamatórias do intestino;
  • Alcoolismo;
  • Infecções crônicas;
  • Doenças autoimunes como Lúpus e artrite reumatoide.

Nível baixo de Imunoglobulina A (IgA) Se a IgA estiver em níveis baixos, pode ser um sinal de que o organismo do paciente não esteja conseguindo produzir o anticorpo em doses suficientes. Esse quadro indica problemas nos glóbulos brancos e pode ocorrer em pessoas com:

  • Deficiência imunológica;
  • Leucemia;
  • Mieloma de IgG;
  • Síndromes de má absorção (como a doença celíaca);
  • Diarreia crônica;
  • Fibrose cística;
  • Alergia à proteína do leite;
  • Outras doenças.

Sua deficiência pode ser observada, também, em recém-nascidos com a doença da rubéola, pacientes que fizeram transplante de medula óssea e em crianças que foram infectadas pelo vírus Epstein-Barr (popularmente conhecido como a “doença do beijo”). A deficiência de IgA está relacionada com defeitos em uma célula de defesa e que é denominada de linfócito B. Pode, inclusive, ser ocasionada por fatores genéticos, uso de medicamentos e infecções virais. Tratamentos para deficiência de imunoglobulina A (IgA) Dependendo da causa, o indivíduo que possuir a deficiência de IgA pode ser curado. O tratamento é destinado especialmente para prevenir ou tratar as doenças que podem aparecer por conta dessa deficiência de imunoglobulina A. Os pacientes que não apresentarem nenhum tipo de sintoma devem apenas passar por um acompanhamento. O tratamento desse quadro pode incluir preparos ideais de imunoglobulinas contendo IgG e pouquíssimas quantidades de IgA devido ao risco de reações antialérgicas. Apesar de a deficiência de imunoglobulina A em alguns casos não possuir cura, ela normalmente tem uma evolução benigna e muitos pacientes têm uma vida praticamente normal, sem grandes problemas.

 

Bom, se você obtiver mais dúvidas a respeito da imunoglobulina A, basta entrar em contato com a gente. E, se procura informações sobre vacinas, basta clicar aqui. Você terá acesso ao calendário completo de vacinação e muito mais. Até a próxima.

 

Posts relacionados

Deixe um comentário