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Índice glicêmico, o que é isso, afinal?

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O índice glicêmico é um indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento alcança a corrente sanguínea. Para controlar seu apetite, basta ingerir sempre alimentos com baixo índice glicêmico, porque isso mantém o sangue com um mínimo de açúcar e faz com que a fome não surja tão rapidamente depois de uma refeição.

Quando ingerimos alimentos com carboidratos, como cereais, massa, frutas, laticínios ou legumes, eles entram na corrente sanguínea com diferentes velocidades. No caso dos alimentos com fibras, a velocidade é mais lenta e, por isso, se diz que têm um índice glicêmico baixo.

Os alimentos estão divididos em três categorias de índice glicêmico:

  • baixo, quando o índice glicêmico é menor ou igual a 55;
  • médio, quando o índice glicêmico está entre 56 a 69;
  • alto, quando o índice glicêmico é maior ou igual a 70.

O índice glicêmico varia de acordo com a forma de preparo ou a combinação dos alimentos:

– se a refeição possuir mais fibras, ajudará na diminuição deste índice;

– alimentos com baixo índice glicêmico, ao contrário dos que têm o índice elevado, diminuem a fome, aumentam a saciedade e melhoram o controle do peso;

– os alimentos de alto índice glicêmico são indicados para a reposição rápida de energia, durante ou após exercícios físicos, por exemplo.

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