fbpx

Infecção Urinária: principais sintomas

1 minuto para ler

Provocada pela presença de bactérias, vírus ou fungos nos órgãos do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e próstata, a infecção urinária pode ser assintomática ou causar problemas à saúde.

Entre os sintomas mais frequentes estão: ardência e dor ao urinar, vontade súbita ou dificuldade para iniciar a micção, necessidade de urinar várias vezes ao dia, cor alterada, presença de sangue na urina e cheiro forte.

Em alguns casos podem ocorrer náusea, vômito e febre alta – o que indica a existência de infecção urinária de maior risco, na qual o rim é afetado.

O diagnóstico da infecção urinária é feito com acompanhamento médico, a partir de exame clínico ou de cultura capaz de detectar e identificar a presença de micro-organismos no local. Crianças e pessoas que apresentam diversas intercorrências da doença também podem ser submetidas à ultrassonografia e topografia com contraste das vias urinárias.

O tratamento, geralmente, é feito à base de antibióticos orais, em casos simples, ou intravenosos, quando a infecção bacteriana acomete um ou ambos os rins.

Posts relacionados

Deixe um comentário