Mantenha-se hidratado neste verão

 em Dicas

É de extrema importância para nossa saúde nos mantermos sempre hidratados. Com o aumento da temperatura, este cuidado deve ser redobrado, pois as perdas de água pelo organismo tornam-se maiores. A desidratação é muito comum nesta época do ano. Em condições normais, o organismo de uma pessoa adulta perde em média 2 litros por dia, considerando as perdas pelo suor, urina e fezes. As perdas provocadas pelo suor, além da água, envolvem também sais minerais. Por isso, é necessária a reposição diária de 2 litros de água, considerando água pura ou na forma de alimentos, tanto líquidos quanto sólidos. Selecionamos os alimentos com maior concentração de líquido, para ajudar você a se manter hidratado, confira:

Água de coco: a característica mais conhecida da água de coco é o seu poder hidratante, mas os benefícios que ela traz à saúde não param por aí. A água de coco promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde como um todo. Ela reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, auxilia nas funções renais, protege contra vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle dos níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, e deixa o sistema imunológico mais ativo. Ela tem, ainda, propriedades antienvelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde.

Especialmente para os esportistas, a água de coco não pode faltar no verão, porque atua como repositor de eletrólitos, substância que protege contra cãibras e melhora o desempenho físico, sendo mais eficiente para a reposição de alguns nutrientes perdidos na transpiração do que a própria água.

Melancia: além de ser uma ótima fonte de água e extremamente hidratante, a melancia ainda é pouco calórica, refrescante, diurética, dá ânimo e previne problemas cardiovasculares. Composta por 90% de água, ainda fornece vitamina C, carboidratos, potássio e licopeno, poderoso antioxidante que também ajuda no combate ao câncer.

Pepino: o pepino é um vegetal conhecido por seu sabor aguado, pois é predominantemente formado por água. A água do pepino ajuda no controle da temperatura do corpo e nos processos orgânicos, oferecendo nutrientes para as células e eliminando delas suas impurezas. Contém vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina K, cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco, fluoreto e sílica. Além disso, ajuda na produção de células beta, que são necessárias para a síntese de insulina no corpo, sendo auxiliares da insulina na regulação da glicose presente no sangue. É útil no combate ao diabetes tipo 2. Combinado com outros legumes ou frutas, rende ótimas saladas e sucos.

Bebidas isotônicas: quem pratica qualquer esporte ou atividade física sabe que manter-se hidratado, antes, durante e depois do treino, é essencial para conquistar um bom desempenho e bem-estar. Além da água, que deve ser consumida em grandes quantidades, outras bebidas podem auxiliar no processo de reposição dos nutrientes perdidos durante atividades de longa duração. Em sua composição, os isotônicos contam com carboidratos e sais minerais, como sódio e potássio. Esse é o principal diferencial das bebidas esportivas: a capacidade de repor não só água, mas também outros nutrientes. Porém, se consumido em excesso, pode trazer riscos à saúde.

Sucos de frutas: os sucos de frutas energizam e limpam o organismo. A hidratação à base de sucos frescos de frutas e hortaliças oferece ao nosso corpo grande parte das vitaminas, sais minerais, aminoácidos e enzimas necessárias. Seja na fruta, verdura ou legume, independentemente da receita da bebida, a água é presença constante. Este líquido é essencial para manter as funções vitais do organismo, pois participa de todos os processos metabólicos. Ele ainda ajuda você a ter uma pele mais bonita e viçosa, porque auxiliam na eliminação de toxinas que se acumulam no organismo.

Sorvete: o sorvete é a cara do verão. Os picolés de fruta podem ser uma forma de matar a sede em momentos de emergência, principalmente em dias muito quentes. Prefira os picolés com pouca quantidade de açúcar e que não tenham leite em sua composição. Uma boa opção é tomar sorvete acompanhado de frutas: além de alimentar, mantém seu corpo bem hidratado.

Peixe grelhado: o peixe é uma opção saudável e mais leve que a carne vermelha, e possui 71% de água. Além disso, tem proteína, cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, zinco, retinol e tiamina.

Tomate: contém 95,1% de água, além de fibras, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco, tiamina, piridoxina, vitamina C e carotenoides. Ainda é rico em licopeno, fortalece o sistema imunológico e ajuda a combater os radicais livres do organismo.