fbpx

Olheiras. Entender a causa é o primeiro passo para um tratamento eficiente

2 minutos para ler

Muitas pessoas possuem a parte inferior dos olhos escura ou inchada. Característica típica das olheiras, isso ocorre quando há alteração no volume de sangue dos vasos sanguíneos da região, resultando em uma aparência menos saudável ao indivíduo.

Profundas ou superficiais existem diferentes tipos de olheiras e suas causas estão associadas a diversos fatores: genética, acúmulo de melanina nesta área (responsável pela pigmentação da pele), medicamentos que favorecem a dilatação dos vasos sanguíneos, diabetes, sinusite entre outros problemas de saúde. Excesso de sol, cansaço, insônia e alguns vícios prejudicam o quadro.

Na terceira idade, em especial, a pele perde elasticidade e capacidade de se regenerar e, muitas vezes, as olheiras aparecem independente das horas de sono do idoso.

Em casos onde o grau de intensidade é simples alguns cuidados caseiros auxiliam no combate e diminuição do inchaço, como aplicar bolsas de gelo na região e fazer uma pequena massagem em movimentos circulares.

Contudo, para diagnosticar e realizar tratamento eficiente é preciso consultar um médico que apresentará a solução de acordo com a necessidade de cada pessoa, sendo dermatologista o mais indicado. Os tratamentos mais utilizados são: aplicação de produto, consumo de vitaminas A e B ou cirurgia.

Com a orientação adequada este problema é reversível e, muitas vezes, uma simples mudança de hábito para um estilo de vida mais saudável proporciona grandes resultados.

Posts relacionados

Deixe um comentário