TEMPO FRIO E SECO PODE DESENCADEAR DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

 em Dicas

O clima frio e seco pode provocar diversas doenças ao sistema respiratório, como alergias e infecções. Quando o ar inspirado apresenta essas condições, a função de filtro e umidificação do nariz é prejudicada, pois o muco fica espesso e os cílios paralisados. Desta forma, partículas de poeira são inspiradas para dentro da via respiratória.

Substâncias alérgenas, como os ácaros, causam alergia, podendo evoluir para uma crise de asma se a pessoa for predisposta. No caso de infecções respiratórias, os sintomas envolvem tosse seca ou produtiva, dores na face e no ouvido, congestão nasal e falta de ar.

Poluição do ar é um agravante, além do ar condicionado – que resseca ainda mais o ar e pode aumentar o risco de irritação, caso o aparelho não seja limpo regularmente.

Manter o ambiente livre de substâncias que possam irritar a via aérea é o ideal, porém, essa é uma missão quase impossível. Desta forma, realizar uma hidratação e lavagem nasal com soro fisiológico, duas vezes ao dia, ajuda a amenizar o problema.