Testes genéticos: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Você sabia que os testes genéticos são exames de DNA que consistem na análise e identificação no DNA de possíveis relações ou tendências a desenvolver ou não diversas doenças? Os exames têm a função de identificar algumas características genéticas que podemos ter que, posteriormente, podem se manifestar em forma de doenças.

Existem inúmeros tipos que podem ser extremamente úteis na tarefa de determinar a gravidade das enfermidades, e posteriormente, servir como base para orientar o melhor tratamento ao paciente. Com eles é possível eleger o uso do remédio mais adequado.

É importante deixar claro, também, que há critérios para que determinados testes sejam recomendados ou não. Uma pessoa pode se candidatar a determinado exame, por exemplo, se houver histórico familiar de pessoas com câncer ou alguma desordem degenerativa.

Outro ponto que deve ser considerado é o estilo de vida do paciente. Os costumes e o ambiente são grandes influenciadores no surgimento de alguns males. Pessoas que têm o costume de fumar há muito tempo ou que sofrem com fortes exposições a radiação/agentes químicos precisam buscar por aconselhamento genético.

A finalidade dos testes genéticos:

É aconselhável a realização dos exames de DNA para inúmeras finalidades. Veja algumas delas abaixo:

  • Prognóstico de uma doença, ou seja, verificar se ela vai piorar ou não;
  • Permite aos médicos fazerem a gestão eficaz de diversas doenças e decidirem  qual o melhor tratamento para o paciente;
  • Buscar em familiares as mesmas alterações genéticas para, a partir disso, orientar e dar o aconselhamento genético mais adequado para a família;
  • Prevenção de possíveis doenças através da identificação de predisposição genética.

Os principais benefícios dos testes genéticos:

  •  Evitam que sejam realizados exames desnecessários e testes de triagem, em alguns casos;
  • Podem mostrar que o paciente não tem grandes riscos de desenvolver determinadas doenças;
  • Permitem que o profissional médico oriente a prevenção disponível;
  • Identificam a predisposição de desenvolvimento de determinadas doenças;
  • Auxiliam na escolha dos melhores meios terapêuticos.

Faça os testes genéticos no Pasteur. Todos são realizados de maneira segura, com tecnologia avançada e por profissionais altamente capacitados. Entre em contato conosco e agende o seu exame.