Cuidado! Triglicerídeo alto é um inimigo do seu coração

 em Exames

Os triglicerídeos são a gordura criada pelo corpo quando você consome mais calorias do que gasta. O alto nível de triglicerídeos no sangue é uma das principais causas de doenças cardíacas e arteriais, junto com o colesterol e hipertensão. Por isso, devemos mantê-lo no nível adequado, que é medido através do mesmo exame de sangue que identifica os níveis de colesterol. Ele irá informar o nível de triglicerídeos no sangue. Menos de 150mg/dL é considerado normal; até 199 mg/dL é considerado moderado-alto; até 499 mg/dL é considerado alto; e acima de 500 mg/dL é muito alto. O ideal é que este exame seja feito regularmente, inclusive em pessoas jovens e magras.

Quando a pessoa ingere mais calorias do que o necessário, geralmente através de carboidratos, o nível de triglicerídeos aumenta, principalmente se ela não praticar nenhum tipo de exercício físico. Isso causa o acúmulo de placas de gordura nas artérias, o que pode levar a um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica, além de doença hepática e pancreatite.

Assim como o colesterol, na maioria dos casos é possível manter os triglicerídeos em um nível saudável com uma dieta adequada e atividade física moderada.