fbpx

Veja tudo o que você precisa saber sobre a vacina contra Hepatite A

8 minutos para ler

A Hepatite A é uma doença ocasionada por um vírus que causa inflamação do fígado. É transmitida via fecal-oral, por meio da ingestão de água e alimentos que estão contaminados ou, então, diretamente de uma pessoa para a outra. Geralmente, a hepatite A toma um curso benigno, evoluindo para a cura espontânea na maioria dos casos. Essa é uma doença que ocorre por todo o mundo, ou seja, pode acontecer também naqueles países com índices altíssimos de desenvolvimento. Contudo, é mais comum em locais nos quais a infraestrutura de saneamento básico é extremamente baixa. A hepatite A possui um tratamento bem simples e, se for seguido corretamente, a pessoa com a infecção terá grandes chances de cura. Preparamos uma condição especial para você.

Deixe seus dados abaixo e receba, no seu e-mail,
um voucher com condições especiais para vacinar-se no Pasteur =)

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Conheça os sintomas da doença Os sinais e sintomas aparentes da hepatite A, em geral, começam a surgir entre duas a quatro semanas após a infecção pelo vírus. Esse é justamente o período de incubação do vírus. Confira abaixo os principais sintomas da doença:

  • Dor ou desconforto abdominal;
  • Fadiga;
  • Perda de apetite;
  • Náusea e vômitos;
  • Febre baixa;
  • Urina escura;
  • Dor muscular;
  • Amarelamento da pele e olhos (icterícia).

Raramente a doença se apresenta de forma grave que pode levar a óbito. Em geral, a hepatite A dura menos de dois meses, mas em alguns casos raros pode perdurar por até seis meses. Os sintomas, inclusive, podem até não se manifestar. Não são todas as pessoas que contraíram a doença que os desenvolvem. Isso quer dizer que há alguns casos nos quais a infecção é assintomática e outras podem ser subclínicas, ou seja, que não apresentam muitos sintomas e, por conta disso, a hepatite A passa sem ser notada. A vacina contra a hepatite A A substância tem como objetivo proteger contra o vírus VHA, causador da hepatite. Não há riscos de contração da doença ao tomar a vacina, pois a injeção é composta com o vírus inativo, ou seja, com alguns pedaços do vírus morto. Indicações da vacina contra a hepatite A A vacina é indicada, normalmente, para as crianças de 12 meses de vida. É recomendada pelo Ministério da Saúde também para as pessoas que apresentam as seguintes situações:

  • Que apresentam doenças hepáticas crônicas;
  • Portadores crônicos de hepatites B ou C;
  • Problemas de coagulação;
  • Adultos ou crianças com menos de 13 anos com HIV;
  • Pessoas portadoras de doenças genéticas ou trissomias, como a
  • Síndrome de Down, por exemplo;
  • Indivíduos com fibrose cística;
  • Candidatos a transplante de órgão;
  • Transplantados, doadores de órgão e de medula óssea;
  • Pessoas com doenças do sangue;
  • Imunodeprimidos.

Contraindicações da vacina contra a hepatite A A vacinação contra essa doença é contraindicada nos casos de ocorrência de hipersensibilidade imediata após o recebimento de uma dose anterior, ou caso o indivíduo apresente um histórico de hipersensibilidade aos componentes da vacina. Em casos nos quais a vacina é composta por bactéria atenuada ou vírus vivo, as contraindicações ocorrem nas seguintes situações: imunodeficiência congênita ou adquirida, neoplasia maligna e tratamentos com corticoides a mais de 2mg por quilo, ao dia, para crianças e 20mg por quilo, ao dia, para adultos. Possíveis efeitos adversos da vacina para hepatite A Ao tomar a vacina contra a hepatite A, é possível que apareçam algumas vermelhidões, enduração e dor, todos de intensidade bem leve. Isso ocorre em menos de 25% das crianças e 60% dos adultos. Já os efeitos como a cefaleia, mal-estar geral, fadiga e febre, podem ocorrer em aproximadamente 15% das pessoas que são vacinadas. Essas reações, inclusive, são mais frequentes em adultos. Bom, se você ainda tem alguma dúvida a respeito da vacinação contra a hepatite A, entre em contato com a gente, ok? E, aproveitamos a oportunidade para deixar outro conteúdo para você, agora, sobre a hepatite B, basta clicar aqui. E, caso queira saber sobre a vacinação combinada contra Hepatite A e B, é só clicar aqui. Até a próxima!

Posts relacionados

2 thoughts on “Veja tudo o que você precisa saber sobre a vacina contra Hepatite A

Deixe um comentário