Indisposição pode ser sinal de problemas no intestino

 em Dicas

Problema que atinge o aparelho digestivo, a síndrome do intestino irritável apresenta uma série de sintomas que afetam o bem-estar do indivíduo. Na parte alta do intestino (boca, faringe e esôfago) pode causar queimação, desconforto ao se alimentar e sensação de saciedade, mesmo sem ingerir grande quantidade de alimentos. Na parte baixa do órgão (intestino grosso) pode provocar constipação, distensão abdominal e muco.

Entre outros fatores, a síndrome está relacionada ao desequilíbrio de hormônios intestinais. Quadros infecciosos que afetam o aparelho intestinal também resultam no problema, assim como estresse e ansiedade.

Mais comum em mulheres na faixa de meia idade, a síndrome do intestino irritável não é um problema de saúde grave, sendo que os sinais podem ser constantes durante toda a vida do paciente.

O tratamento consiste, primeiramente, na realização de um diagnóstico completo para descartar doenças mais sérias. Em seguida, há orientação nutricional, que prevê evitar açúcares em geral, lactose, fibras, frituras e outros alimentos gordurosos. Em alguns casos são indicadas terapias, já que a doença está ligada a fatores emocionais. O uso de medicamentos, como analgésicos, para melhorar a mobilidade digestiva, ocorre apenas em situações específicas.