fbpx

Rotavírus: veja o esquema de doses, indicações e muito mais

4 minutos para ler

Para que você possa entender a respeito da vacina, é necessário que se tenha o entendimento, também, contra o que ela protege. O Rotavírus é  um vírus pertencente à família Reoviridae, que ocasiona diarreia grave, que é frequentemente acompanhada de febre e vômitos. 

Atualmente, esse vírus é considerado como um dos maiores responsáveis pelos agentes causadores de gastroenterites e óbitos em crianças com idade inferior a 5 anos, por todo o mundo. Na grande maioria dos casos, as crianças são infectadas logo nos primeiros anos de vida, no entanto, os casos mais graves ocorrem especialmente naquelas com até 2 anos de idade. 

Preparamos uma condição especial para você.

Deixe seus dados abaixo e receba, no seu e-mail,
um voucher com condições especiais para vacinar-se no Pasteur =)

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A vacina contra Rotavírus A vacina contra o rotavírus é constituída pelos vírus vivos atenuados, que protegem conta as gastroenterites causadas pelo próprio vírus. A aplicação é feita via oral, em um sistema de duas doses. É especialmente indicada para evitar os quadros de gastroenterites graves provocados por esse tipo de vírus, entretanto, não protege contra a diarreia que teve como consequência outros agentes. Indicações da vacina

É recomendável que todas as crianças sejam imunizadas com a vacina.

  • Primeira dose: deve ser administrada quando a criança completar dois meses de vida;
  • Segunda dose: deve ser aplicada aos quatro meses de idade;
  • Terceira dose: é necessário administrar essa dose quando a criança completar seis meses de vida. 

As contraindicações da vacina

Não é recomendável que a administração da vacina seja repetida em casos nos quais a criança regurgite, vomite ou cuspa. Ou mesmo se ela foi administrada fora dos prazos recomendados. Em casos assim, a dose é considerada como válida. 

A vacina contra o Rotavírus não deve ser administrada fora da data aconselhada. Também é contraindicada a aplicação em ocorrências de hipersensibilidade confirmada após o recebimento de dose anterior ou histórico dessa reação anafilática de alergia a qualquer componente da vacina.

Ainda que a criança esteja na faixa etária que é recomendada, a vacina é contraindicada quando:

  • O indivíduo possui imunodeficiência;
  • Há o uso de medicamentos imunossupressores (como o tratamento com corticoides a mais de 2mg por quilo ao dia por duas semanas ou mais, ou quimioterápicos);
  • Há histórico de doença gastrointestinal crônica, má-formação congênita do trato digestivo não corrigida, ou algum antecedente prévio de Intussuscepção intestinal.

A vacina contra o rotavírus é oferecida no Laboratório Pasteur. Entre em contato para verificar a disponibilidade nas unidades. Caso queira ter acesso ao calendário completo de vacinação infantil, basta clicar aqui. Até a próxima!

Posts relacionados

Deixe um comentário